domingo, 13 de maio de 2007

Agregadores

Agregadores ou feed-readers são os programas que baixam e exibem notícias recebidas por meio de RSS.Os feeds podem fornecer tudo, de weblogs e alertas meteorológicos a listagens das novidades de sua loja de CD ou casa de leilão preferida. Eles chegam em diversos formatos, mas os mais comuns são RSS e um novo padrão chamado Atom, que expande as capacidades do RSS. Ambos podem ser lidos pela maioria dos leitores disponíveis. Os leitores de RSS são uma das novas e maiores categorias de software dos últimos tempos. Em uma rápida busca pela internet você pode encontrar mais de 50 programas dedicados a escanear feeds de notícias por assinatura.

Fonte
http://www.construtiva.com.br/portal/site/default.asp?Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=839350
http://info.abril.com.br/infofaq/faq_a_1.shl


Para começar a usar o RSS, você precisa de um programa que lê as notícias em um formato especial, chamado XML. Estes programas se chamam agregadores.

http://br.mozdev.org/
O Mozilla Firefox 2 permite que você navegue mais rápido, com mais segurança e eficiência do que qualquer outro browser.

http://www.milestone-ti.com.br/produtos.jsp?id=1
O InstantaNews monitora as novidades de qualquer fonte de informação que publique seu conteúdo em RSS.

http://www.apple.com/itunes/
Itunes.O tocador de áudio da Apple também é agregador de mídia. Este programa cadastra, baixa os arquivos e toca o áudio.

FONTE http://ficarbem.com.br/o-que-e-rss/






RSS
Sigla que significa tanto Really Simple Syndication ou RDF Site Summary




Atom
Formato de arquivo para distribuição de alertas de atualização de noticiários, blogs e sites. Baseado em XML, é semelhante ao RSS e compatível com a maioria dos agregadores atuais.
Fonte http://info.abril.com.br/infofaq/faq_a_1.shl





RDF

A Resource Description Framework (RDF) é uma linguagem para representar informação na Internet.
Arquivos RDF são modelos ou fontes de dados, também conhecidos como metadata, tecnologia endossada e recomendada pela W3C desde fevereiro de 1999, tendo como principais objetivos criar um modelo simples de dados, com uma semântica formal, usar o vocabulário URI-based e uma sintaxe XML-based e suportar o uso de XML.

Essas linguagens permitem uma melhor interação do usuário com as novidades que são colocadas na web, facilitam tanto para quem usa os agregadores, quanto para quem produz os podcasts, blogs. Pois assim que certa informação é colocada no ar, o agregador vai buscá-la. Sites de notícias são grandes adeptos dessa tecnologia.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/RDF

Um comentário:

Anônimo disse...

Hablando de RDF, Miren esta tecnología.